Nem só de carnaval motiva-se a Unidos de Vila Maria. Um dos compromissos assegurados em ata e estatuto é a promoção de ações sociais em prol da comunidade. A quadra da Unidos de Vila Maria localiza-se no Jardim Japão, subdistrito do bairro de Vila Maria. Está próxima aos bairros de Vila Medeiros, Vila Sabrina e Parque Novo Mundo.

Apesar de um grande número de moradores, a zona norte ainda é carente de centros que promovam a cultura, educação, saúde, esporte, lazer e bem-estar para a população.

Segundo dados da subprefeitura da região, apenas 1,29 °⁄° dos equipamentos culturais públicos existentes atendem a população destes bairros, ou seja, são apenas três equipamentos culturais, incluindo uma Biblioteca Pública. Além disso, com uma população de 113.463 habitantes a Vila Maria não possui nenhum centro cultural.

Diante da situação de sua comunidade, a agremiação se dispôs a criar opções gratuitas destinadas à população de baixo poder aquisitivo e contribuir para seu desenvolvimento moral e intelectual.

Se dentro do universo carnavalesco a escola já era considerada uma das mais estruturadas, fora dele sua notoriedade se elevou com a criação de um amplo Projeto Social, batizado de “Vila Maria um Caso de Amor”.

A principal missão do projeto é proporcionar atividades no espaço cultural, a fim de atender crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência ou necessidades especiais, promovendo inclusão cultural e auxiliando o desenvolvimento social, profissional e emocional, ampliando assim a qualidade de vida.

Por ano são mais de 10.500 pessoas atendidas nos projetos sociais da Unidos de Vila Maria.

Objetivos:

Ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes;
Capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho;
Garantir direitos e deveres de cidadania;
Proporcionar uma qualidade de vida melhor à comunidade;
Estimular o desenvolvimento criativo;
Difundir a Cultura;
Diminuir a Evasão escolar;
Elevar a autoestima;
Promover Sociabilização
"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem e fazer o que você pode."
Arthur Ashe




Os problemas sociais são fatos consumados e os governantes já não conseguem atendê-los de maneira satisfatória. Surge a oportunidade de repensar ações… de perceber os problemas e anseios existentes a nossa volta. Surge a possibilidade de fortalecer vínculos. Mostrar que pessoas e Instituições, quando unidas, podem transformar o seu meio, tornando-o mais generoso, inclusivo e justo. Com este propósito nasceu o Projeto Social Vila Maria Um Caso de Amor.

Trabalhando fortemente para contribuir com o desenvolvimento pessoal, profissional e social da população local, o Projeto possui quatro programas prioritários: Educação e Aprendizagem, Saúde, Esporte e Voluntariado.