“Nem só o Carnaval motiva a razão de viver da Unidos de Vila Maria. Um dos compromissos assegurados em ata e estatuto pela escola é a promoção de ações sociais em prol de sua comunidade. A quadra da Unidos de Vila Maria localiza-se no Jardim Japão, subdistrito do bairro de Vila Maria (zona norte da capital paulista). Ela está próxima aos bairros de Vila Medeiros, Vila Sabrina e Parque Novo Mundo.

Apesar de um grande número de moradores, a zona norte ainda é carente de centros que promovam a cultura, educação, saúde, esporte, lazer e bem-estar para a população.

Segundo dados da subprefeitura da região, apenas 1,29 °⁄° dos equipamentos culturais públicos existentes atendem a população destes bairros, ou seja, são apenas três equipamentos culturais, incluindo apenas uma Biblioteca Pública (Biblioteca Álvares de Azevedo). Além disso, com uma população de 113.463 habitantes a Vila Maria não possui nenhum centro cultural.

Diante da situação de sua comunidade, a agremiação se dispôs a criar opções gratuitas destinadas à população de baixo poder aquisitivo e contribuir para seu desenvolvimento moral e intelectual.

Se dentro do universo carnavalesco a escola já era considerada uma das mais estruturadas, fora dele sua notoriedade se elevou com a criação de um amplo Projeto Social, batizado de “Vila Maria Um Caso de Amor”.

A principal missão do projeto é proporcionar atividades no espaço cultural, a fim de atender crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência ou necessidades especiais, promovendo inclusão cultural e auxiliando o desenvolvimento social, profissional e emocional, ampliando assim a qualidade de vida.

Por ano são por volta de 10.500 pessoas atendidas nos projetos sociais da Unidos de Vila Maria. Nos quase 18 anos do projeto foram mais de 180 mil atendimentos.


Objetivos:

-Ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes;
-Capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho;
-Garantir direitos e deveres de cidadania;
-Proporcionar uma qualidade de vida melhor à comunidade;
-Estimular o desenvolvimento criativo;
-Difundir a Cultura;
-Diminuir a Evasão escolar;
-Elevar a autoestima;
-Promover Sociabilização

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem e fazer o que você pode."
Arthur Ashe


Os problemas sociais são fatos conhecidos em nossa sociedade e os governantes já não conseguem sanar de maneira satisfatória tais problemas. Para cada um de nós surge a oportunidade de repensar ações, de perceber os problemas e anseios existentes a nossa volta.

Surge a possibilidade de fortalecer vínculos, mostrar que pessoas e instituições, quando unidas, podem transformar o seu meio, tornando-o mais generoso, inclusivo e justo. Com este propósito nasceu o "Projeto Social Vila Maria Um Caso de Amor.”

Trabalhando fortemente para contribuir com o desenvolvimento pessoal, profissional e social da população local, o Projeto possui quatro programas prioritários: Educação e Aprendizagem, Saúde, Esporte e Voluntariado.

E com este intuito de ajuda ao próximo a unidos de Vila Maria segue firme neste projeto e está sempre de portas abertas para todos aqueles que de alguma forma desejam ajudar. Caso tenha interesse em ser um dos nossos parceiros de doações, equipamentos, serviços, voluntariado ou outras formas possíveis, por gentileza entre em contato com nossa secretaria social:

secretaria@unidosdevilamaria.com.br
Social: (11) 2939-2067